O Layout Simples é o Melhor!

Enviado por Tiago Oziel de Paiva | Categoria Arte Final, Marketing, Publicidade | Data de Postagem 28-01-2010

1

Olá, boa tarde a todos!

Hoje venho falar sobre criação de layout. Muitas pessoas acreditam que para ter um site ou qualquer tipo de arte visual bonita é preciso colocar um monte de enfeites ou coisas to tipo.

Acho que um bom layout é aquele que embora simples consiga transmitir bem a mensagem desejada, algo que marque bem a identidade e a finalidade do trabalho, sendo objetivo e tendo o máximo de impacto visual possível.

Em nosso tempo, com a correria do dia-a-dia as pessoas em geral não param para analisar a fundo o que vêem, ai vem o segredo, quando criamos campanhas publicitárias ou layouts temos que abusar do impacto visual, ou seja, temos que atrair o desejo de continuarem a observar para entender, algo que seja de fácil entendimento e difícil de ser esquecido.

Alguns exemplos bons de sites:

Site simples e elegante

Site Versionsapp

Layout simples, com forte contraste e ótimo impacto visual.

Alguns exemplos de boas campanhas publicitárias:

Campanha: Atravesse na Faixa

Campanha Chupa Chups Sem Açúcar

Campanha: Chupa Chups sem açúcar

Campanha Não trate os outros como você não quer ser tratado

Campanha: Não trate os outros como você não quer ser tratado

Campanha cuidado com o que você come.

Campanha: Cuidado com o que você come.

Dicas:

  • Use cores que dêem contraste e ao mesmo tempo se completam, cuidado para não dar a aparência de “carnaval visual”, a menos que esse seja o objetivo.
  • Use no máximo duas fontes.
  • Trabalhe a luz de fundo para atrair ao máximo a visualização ao foco do anúncio, uma dica é saber trabalhar com os níveis de imagem, irei falar disso em outro post.
  • Se o trabalho permitir use templates, com isso você ganha tempo, mas sugiro sempre pegar a idéia e melhorá-la, pois para nos destacar é preciso ter um diferencial, as templates são usadas por várias pessoas, então preferencialmente mude algo para deixar sua identidade.

Eu particularmente tenho uma dificuldade de sair do zero quando começo algum trabalho, minha criatividade só surge quando estou no meio do processo, então quando começo a criar primeiro anoto todas as minhas idéias, em seguida busco exemplos similares ao resultado que espero e por fim coloco a mão na massa e vô moldando de acordo com o resultado que espero. Em geral, depois de terminado, faço alguns retoques para maximizar a idéia a ser transmitida e deixar isso da forma mais simples, limpa e bonita possível.

NOTA: Em geral o simples não é sinônimo de fácil, em geral dar até mais trabalho, pois é mais difícil transmitir uma idéia em um só objeto do que em vários.



Comentários (1)

Boas discas Obrigado
realmente isso me ajudara bastante.

Escrever um comentário.